o que é?

A DOENÇA DO CORAÇÃO FRACO nada mais é do que uma insuficiência no funcionamento do órgão em bombear a quantidade necessária de sangue para o funcionamento correto do corpo. Para suprir essa necessidade, o coração começa a se esforçar e a trabalhar cada vez mais, acarretando no crescimento do órgão. Essa disfunção é o que chamamos de Insuficiência Cardíaca. Uma doença séria com origem em diversas causas, sendo as principais delas infarto, ataque cardíaco e pressão alta; o que leva a falta de ar, cansaço, fadiga e a morte, seja ela súbita ou progressiva pela evolução da doença. Isso só mostra o quanto a Insuficiência Cardíaca é um fato alarmante e não reconhecida, diagnosticada e tratada corretamente no Brasil. Porém, com o poder do compartilhamento de informação e um diagnóstico prematuro é possível reverter e/ou melhorar em muito a qualidade de vida de muitos pacientes.

hospitalizados morrerão em até 5 anos

morrerão no período de 1 ano

não sobrevive a primeira hospitalização

morrerão no período de 30 dias seguintes à hospitalização

sintomas

Traiçoeiros, os sintomas da Doença do Coração Fraco passam facilmente despercebidos por se parecerem com os sintomas de problemas como: fadiga, gripe, sobrepeso, inchaços e problemas respiratórios.  Os sintomas a seguir estão relacionados com a INCAPACIDADE DESTE CORAÇÃO FRACO de bombear o sangue com oxigênio e nutrientes para os diversos órgãos e tecidos do corpo de forma adequada e suficiente, por isso, fique atento e fale com seu médico.

– Falta de ar e/ou Fadiga

– Tosse seca no período de dia ou ao deitar 

– Falta de energia e cansaço

– Dificuldade de dormir devido à dificuldade de respirar

– Abdômen inchado

– Perda de apetite

– Náuseas

– Ganho de peso (devido ao inchaço no corpo)

– Muita necessidade de urinar à noite

– Confusão mental e tontura

Quadro de monitoramento da Insuficiência Cardíaca / Coração Fraco

Estes quadros foram desenvolvidos para o auxílio do controle e tratamento da sua Insuficiência Cardíaca. Crie o hábito de consultá-los diariamente, pois este material será seu guia para definir se há a necessidade de uma nova conversa com seu médico ou, ainda, se sua situação é grave e requer atendimento emergencial.

CAUSAS

Normalmente, a Doença do Coração Fraco desenvolve-se por quem tem (ou teve) um problema de saúde, que por sua vez, provoca lesões ou sobrecarregara o coração. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que a hipertensão arterial (70%), diabetes (34%), infarto (27%), e insuficiência 
Leia +

PREVENÇÃO

A prevenção da Doença do Coração Fraco acontece por meio da adoção de um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividade física, alimentação balanceada e evitar práticas como: fumar, consumir bebidas alcóolicas e o estresse excessivo.   É preciso também adotar o hábito de visitar um cardiologista anualmente …
Leia +

TRATAMENTO

O tratamento deve ser coordenado por um profissional médico, de preferência um cardiologista, juntamente com sua equipe multiprofissional (enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, educador físico). Devido a alta prevalência e incidência da doença e de sua gravidade, o diagnóstico e tratamento da
Leia +

Inscreva-se em nosso mailing e receba periodicamente as últimas novidades que envolvem a Insuficiência Cardíaca e a Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca – REBRIC.