Insuficiência Cardíaca X Festas de Final de ano

As festas de fim de ano representam uma verdadeira tentação gastronômica. Por isso, é muito difícil resistir aos pratos gordurosos e cheios de sal, mesmo em se tratando de pessoas que sofrem de doenças do coração que levam à Insuficiência Cardíaca. A dificuldade de se controlar é ainda maior para as pessoas que não sabem que possuem esse problema.

Neste post,vamos apresentar algumas dicas base de uma boa alimentação para uma pessoa que deseja permanecer saudável, seja para prevenir Insuficiência Cardíaca (IC) ou qualquer outra doença do coração, assim como as pessoas que já tem a doença e deve se cuidar também nesta época do ano, sem perder o prazer do período de festas.

Como deve ser a alimentação para as pessoas que possuem insuficiência cardíaca ou qualquer outra doença no coração nas festas de final de ano?

 O que o paciente pode comer e o que deve evitar?

Sal

As doenças do coração, como também insuficiência cardíaca, requerem uma diminuição no consumo de sal (sódio) — a depender do grau do problema do paciente. Por isso, nas festas de final de ano, prepare os alimentos com pouco sal e consuma com moderação aqueles que já contêm, naturalmente, quantidade excessiva de sódio na composição — como os embutidos e processados, como o tender (presunto defumado).

 

Em vez de exagerar no sal, prefira os pratos preparados com ervas naturais que proporcionam ainda mais sabor ao alimento. O uso de sal exagerado aumenta a sede, fato que pode levar a uma maior ingestão de líquidos que pode ser ruim para os pacientes comInsuficiência Cardíaca.

Carnes magras

As carnes são as vedetes da ceia natalina. Já na noite da virada de ano o churrasco impera. Ao consumir esses alimentos, prefira as carnes mais magras (como partes de carne bovina sem gorduras ou carnes de ave sem pele). O peixe assado é outra ótima opção para a ceia, pois é rico em magnésio, mineral benéfico para esses pacientes

Frutas

Com relação às frutas secas, as nozes e as castanhas são as mais recomendáveis. Isso porque, enquanto a primeira é rica em magnésio e a segunda em selênio, elementos fundamentais para manter a saúde de qualquer pessoa como também daqueles portadores de insuficiência cardíaca ou doenças do coração. Contudo, elas devem ser ingeridas com moderação, por serem muito calóricas.

 

Já as frutas brasileiras comuns nas festas de final de ano podem ser consumidas, mas com moderação. São exemplos a melancia e o abacaxi, que, embora refrescantes e saudáveis, possuem altíssima quantidade de água e os pacientes com restrição hídrica, devem ingerir porções pequenas.

 

Uma excelente opção para se consumir é o pêssego, pois não contém grande quantidade de água e é rico em fibras e em minerais.

Sobremesas

Os doces mais recomendados para todas pessoas que querem ajudar a prevenir doenças do coração, assim como os que possuem a doença do coração fraco (São as mais leves e feitas com ingredientes mais magros, como o leite desnatado.

 

São boas opções as gelatinas, os mousses de frutas e uma fatias pequenas de torta de nozes ou outros doces feitos com pouca taxa de gordura. Evite ou reduza doces gordurosos e com combinações de cremes diferentes, como as sobremesas em camadas.

 

O que o paciente pode beber e o que deve evitar?

Água e outros líquidos

O aumento do volume de líquidos no corpo, associado ao maior consumo de sal — que causa retenção de água no organismo — é capaz de piorar a função do coração. Por isso, os médicos cardiologistas recomendam que o paciente com insuficiência cardíaca restrinja o consumo de líquidos, sempre com acompanhamento médico e faça uma dieta com pouco sal.

No entanto, a diminuição na quantidade de líquidos nem sempre é necessária e irá depender da gravidade do problema.

Diminuir a quantidade de líquido consumido pode ser difícil para alguns pacientes, sobretudo no período de festas de final de ano devido ao calor do verão e à fartura de alimentos salgados e doces, os quais costumam gerar muita sede.

Para ajudar na tarefa de descobrir o que beber nessas ocasiões, separamos algumas dicas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • evite os alimentos que provocam muita sede;
  • em vez de bebidas alcoólicas, beba ponche (ver receita) feito com frutas e água gaseificada no lugar do refrigerante;
  • prefira vinho, espumante e cerveja sem álcool — ou os consuma com a máxima moderação possível (meia dose por exemplo ou segundo a indicação do seu médico, a não ser que a recomendação do mesmo, seja para a não ingestão, devido à interação do álcool com os seus medicamentos, por exemplo);
  • dose a quantidade de líquido que cabe em cada copo de taça que usar;
  • mate a sede com água e frutas da estação (melancia e abacaxi, por exemplo) em vez de refrigerante;
  • para os pacientes que possuem restrição hídrica é importante anotar os líquidos que consumir durante a comemoração.

Álcool

O uso em excesso das bebidas alcoólicas é prejudicial para todo o sistema cardiovascular. O álcool reduz as contrações do coração, podendo causar arritmias, deixando o órgão ainda mais fraco.

 

Dessa forma,lembre-se de consumir em pouca quantidade e de separar uma garrafa de espumante sem álcool para brindar a entrada do novo ano com mais saúde e sobriedade.

 

Para terminar nosso post com inspiração natalina, ensinamos, abaixo, uma receita saudável e saborosas, que agradará aos paladares de todas as pessoas, sejam elas com insuficiência cardíaca ou não. Anote!

Receita de frango com iogurte e damasco

peito de frango com damasco - receita natalina para insuficiência cardíaca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • 1 peito de frango inteiro sem pele e gordura e cortado em filés
  • 1 colher de chá (rasa) de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino branca
  • 1 colher de sopa azeite extra virgem
  • 1 cebola grande ralada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 1 xícara de chá de iogurte desnatado
  • 1 xícara de chá de damasco fatiado em tiras
  • 1 xícara de chá de água

Preparo

 

Deixe o damasco sendo hidratado na água por uma hora.

 

Tempere os filés com o sal e a pimenta e doure-os em uma panela antiaderente levemente untada com azeite, em fogo médio, para que não queimem.

 

Em outra panela, coloque uma colher de sopa de azeite e doure a cebola e o alho.

 

Acrescente as ervas e o damasco e mexa bem.

 

Diminua o fogo, junte o iogurte e aqueça um pouco sem deixar ferver.

 

Sirva os filés de frango regados com o molho. Dica: Em vez do peito de frango pode ser usado no peito de peru ou chester.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *